quinta-feira, 26 de junho de 2008

Salada com Physalis

Ingredientes
1 laranja
2 kiwis
30 g de mirtilo
50 g de Physalis
50 g de cenoura
6 folhas de repolho roxo
3 folhas de acelga
10 g de linhaça

Modo de Preparo
Descasque as laranjas e retire a parte branca, corte em rodelas e descarte as sementes. Retire a casca dos kiwis e corte eles da mesma forma que a laranja. Lave os frutos de mirtilo os de Physalis, sendo que deve reservar 5 frutas com cálice para decorar o prato. A cenoura deve ser descascada e cortada em palito. Após cortar escalde com água quente. O repolho roxo e a acelga devem ser lavados e as folhas devem ser rasgadas. Monte a salada a seu gosto.

Doce de Maná-Cubiu em calda

Ingredientes:
30 frutos de Maná-cubiu pequenos (30 a 40 g)
½ Kg de açúcar
1 ½ litro de água
5 g de cravo da índia
10 g de erva doce
Modo de preparar:
Descasque os frutos e retire as sementes. Corte os frutos em forma de cruz, sem decepar as partes. Escalde por 15 minutos em água fervendo e depois escorra-os. Faça uma calda com água e o açúcar. Coloque os frutos e deixe ferver até a calda engrossar. Adicione os cravinhos e a erva doce e deixe ferver por um período de meia hora. Deixe esfriar e coloque na geladeira. Sirva com creme de leite.

Receita de http://www.todafruta.com.br





Pudim de graviola

Ingredientes
1 lata de leite condensado
½ medida (da lata) de polpa de graviola ou 2 graviolas pequenas
3 ovos
1 colher (sopa) de mel
Modo de Preparo

Bata no liquidificador o leite condensado, a graviola, ½ medida (da lata) de água, os ovos e o mel.Despeje numa forma para pudim untada e cozinhe em banho-maria, em forno médio (180ºC), por aproximadamente 1 hora e 30 minutos.Desenforme quando esfriar.

Rendimento: 8 a 10 porções

Receita de Maria Clara

Sopa de Fruta Pão

Ingredientes
½ colher (chá) de salsa, coentro e cebolinha picados
2 colheres (sopa) azeite de oliva
1 colher (sopa) de manteiga
pimenta vermelha, de cheiro ou malagueta a gosto
500 gramas de carne seca picadinha dessalgada
1 Kilo de fruta pão cozido na água e sal
2 tomates sem sementes picados
1 cebola ralada no ralo grosso
2 litros de água
sal a gosto
Modo de Preparo

Cozinhar a fruta pão e, bater no liquidificador com algumas conchas da água do cozimento. Reservar. Fritar a cebola na manteiga até ficar bem dourada. Juntar a carne seca e refogar bem, acrescentando o azeite e a pimenta. Mexa. Adicionar o tomate, e a metade das ervas. Deixar cozinhar por 10 minutos em fogo médio. Acrescentar a água e deixar cozinhar na pressão por 20 minutos (fogo alto). Juntar o purê e misturar bem deixar ferver mais 10 minutos. Retirar do fogo e juntar as ervas restantes. Servir quente, acompanhado de torradas.

Mousse de Cupuaçu

Ingredientes
1 lata de leite condensado (395 g)
1 lata de creme de leite (300 g)
2 envelopes de polpa de cupuaçu congelado, equivalendo a (200 g) de polpa da fruta
1 envelope de gelatina em pó sem sabor e incolor (12 g)

Modo de Preparo

Despejar o creme de leite, o leite condensado e a polpa no liquidificador. Dissolver a gelatina em 6 colheres de sopa de água gelada ou conforme instruções do fabricante. Reservar a gelatina. Ligar o liquidificador. Adicionar a gelatina aos poucos e bater até que a mistura fique homogênea. Despejar o conteúdo em uma tigela ou tacinhas e levar à geladeira até que assuma consistência. Servir gelado.

Batida de cajá

Ingredientes:
1 1/2 dose de cachaça
1 dose de suco de cajá
açúcar a gosto

Modo de Preparo:

Coloque a cachaça e o suco de cajá numa jarra. Junte açúcar a gosto e cubos de gelo. A seguir, mexa bem e sirva em copo para batida previamente gelado.

Mousse de Bacuri

Ingredientes
1/2 kg de polpa de bacuri
1 xícara de leite condensado
1 xícara de creme de leite,sem o soro
3 claras em neve.

Modo de Preparo

Bata no liquidificador o bacuri, o leite condensado e o creme de leite até ficar tudo bem misturado. Acrescente as claras batidas em nee e misture delicadamente. Coloque em 6 taças e leve para gelar.

Salada de atemoya

Ingredientes
4 atemoyas
4 limões
50 g de açúcar

Modo de Preparo

Lave 1 limão e nele corte 4 rodelas. Esprema os outros 3 limões. Lave e seque as atemoyas. Corte-as em 2. Descasque-as, retire as sementes e corte a polpa em tiras. Coloque essas tiras numa vasilha. Dissolva o açúcar no suco de limão, despeje o suco nas atemoyas e deixe macerar na geladeira por 2 horas. Distribua as atemoyas e seu suco em 4 taças com pé. Decore a borda da taça com uma rodela de limão e sirva gelado.

Rendimento: 4 porções
Preparo: 10 minutos
Maceração: 2 Horas

Receita do Chef Fernando Villas Bôas

terça-feira, 24 de junho de 2008

Figo

Figo é o fruto da figueira, originário da região do meditarrâneo, pertencente à família Moraceae. Seu formato é semelhante ao da pêra e mede entre 3 e 7 cm. Pode ser encontrado de vários tipos com tamanho, forma e cor diferentes, por exemplo, pretos, roxos, vermelhos, verdes ou amarelos. É plantado em vários países, já que se adapta em diferentes climas. Chegou ao Brasil no século XVI na bagagem dos primeiros colonizadores portugueses. Valinhos, localizado no interior de São Paulo é considerado destaque na produção de figo. O figo é altamente energético, por ser rico em açúcar. Contém vitamina C, sais minerais como potássio, cálcio e fósforo. Combate inflamações do sistema respiratório. Possui ação laxativa suave, por conter fibras solúveis. Ajuda na prevenção do câncer, devido à presença da substância benzaldeído. O figo verde é usado na produção de doces e compotas, o maduro é consumido in natura e utilizado na preparação de doces em pasta.

Amora e Framboesa

A amora é um fruto vermelho, mas pode variar segundo a espécie.Algumas amoras chegam a ficar quase preta quando estão maduras. A amora é um fruto que pode ser cultivado em todo o Brasil, pois se adapta bem a qualquer tipo de solo. A amora vem da árvore chamada amoreira original da Ásia. Possui muitas folhas que proporciona uma sombra confortável e a árvore não fica muito alta.



A framboesa é um fruto vermelho vivo que também pode ficar quase preta quando muito madura. A framboesa é um fruto de centro oco enquanto a amora é um fruto com polpa homogênea. A framboesa para ser cultivada necessita de cuidados específicos como na temperatura que não deve ser maior que 7ºC.




Alface

A alface é uma folha que tem quantidades razoáveis de vitamina A, Niacina, C e também os minerais Cálcio, Fósforo e Ferro. A vitamina A é um elemento importante para o bom funcionamento dos órgãos da visão, conserva a saúde da pele e das mucosas; a vitamina Niacina evita problemas de pele, do aparelho digestivo e do sistema nervoso; e a vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita a fragilidade dos ossos e má formação dos dentes, age contra infecções e ajuda a cicatrizar os ferimentos. O Cálcio e o Fósforo participam da formação dos ossos e dentes, ajudam na coagulação do sangue e na construção muscular, e o Ferro contribui para a formação do sangue. Entre as muitas propriedades a alface é também considerada como ótimo calmante e remédio contra insônia. Em casos de inflamação e inchaços, faz-se aplicações tópicas de cataplasmas quentes de alface. Para compra, deve-se dar preferência às de folhas limpas, de cor brilhante e sem marcas de picadas de insetos; e para conservação, convém retirar as folhas machucadas e murchas e guardá-la na geladeira, embrulhada em saco plástico, onde conserva-se por 5 a 7 dias. Seu período de safra é de maio a novembro. 100 gramas de alface fornecem 15 calorias.

Há vários tipos de alface e entre as mais conhecidas estão:

  • Alface repolhuda: com folhas verde-escuras, tenras, lustrosas e onduladas, tem o miolo bem firme e cor amarelo-creme.
  • Alface crespa: tem folhas soltas, largas, crespas e cor verde-amarelada.
Alface romana: tem folhas mais

Pimentão

As variedades mais conhecidas são o verde, o amarelo e o vermelho. Porém existem outras variedades bastante exóticas, como o branco, roxo, azulado, preto e laranja.O pimentão é uma boa fonte de vitamina C, contendo ainda vitamina A e pequenas quantidades de Cálcio, Fósforo, Ferro e Sódio. A vitamina C dá resistência aos vasos sanguíneos, evita fragilidade dos ossos e má formação dos dentes e age contra infecções. A vitamina A é importante para a vista, auxilia o crescimento e conserva a saúde da pele e das mucosas, evitando infecções. Os sais minerais contribuem para a formação de ossos e dentes, mantém o equilíbrio interno do organismo e o vigor do sistema nervoso. Esse legume é excitante da digestão e constitui-se num bom remédio contra hemorróidas. Por todas as suas características é bom para a pele, unhas e cabelos. O pimentão, para ser de boa qualidade, deve estar maduro, firme e apresentar forma regular. Nessas condições, dentro da geladeira, pode se conservar por 2 a 3 semanas. Servido como prato principal ou como complemento em saladas, molhos ou ensopados, é muito gostoso e sempre bem recebido. Seu período de safra vai de janeiro a maio. Cem gramas de pimentão fornecem 48 calorias.