sábado, 22 de novembro de 2008

Esquecidos da Vida

Ingredientes
6 gemas de ovos
2 ovos inteiros
500 grs. de açúcar
500 grs. de farinha de trigo
1 colher de chá de fermento em pó
Modo de Preparo
Batem-se durante 10 minutos com a batedeira as gemas, o açúcar e os ovos. Junte, depois, pouco a pouco e batendo sempre, a farinha previamente misturada com o fermento. Com uma colher de sopa tiram-se bocados desta massa que se vão dispondo em tabuleiros untados e cozem-se em forno de calor moderado. Despredem-se ainda quente e depois de frios conservam-se em caixas de folha.

(Doce Português)

quarta-feira, 19 de novembro de 2008

Chutney

Chutney


Chef Debora Cordeiro

O chutney é uma geléia cremosa, encorpada, brilhante, apimentada e agridoce, que faz lembrar a misteriosa Índia. Sua culinária exótica, temperada com ingredientes fortes, condimentados e perfumados, é apreciada no mundo todo. Os ingleses, na época da colonização, apossaram-se de suas receitas e as difundiram. É excelente acompanhamento de muitas aves, como peru, e carnes, principalmente rosbife ou carneiro. Pode-se comprar bons chutneys já prontos, mas os feitos em casa são incomparáveis.
Mango Chutney
2 kg de manga Adem sem fibras e maduras ao ponto
6 bananas prata ou d’água grandes
1 xícara de chá de suco de laranja
300g de açúcar mascavo
200g de açúcar cristal
100g de uvas-passas brancas sem sementes
1 colher de sopa de sementinhas de mostarda
1 cebola grande ralada
2 dentes de alho bem socados
1 colher de café de cúrcuma
1 colher de café de noz-moscada ralada na hora
1 colher de café de cravo da Índia moído na hora
1 colher de chá rasa de (curry) pó de caril
1 colher de café de pimenta-do-reino moída na hora
1 colher de café de cominho moído na hora
1 colher de café de canela em pó (de boa qualidade)
1 pedaço grande de gengibre ralado (1 colher de sopa)
vinagre de maçã
sal

1ª Etapa: Descasque as mangas e as bananas, corte em pedaços regulares, junte a cebola e o alho, coloque no processador de alimentos. Bata até que as frutas desmanchem e formem uma pasta. Acrescente então todos os outros temperos, inclusive o gengibre, os dois açúcares, três quartos de xícara de vinagre e o suco de laranja. Depois de obter perfeita pasta, transfira para uma panela grande e grossa.
2ª Etapa: Leve a panela ao fogo, junte as passas picadas ao meio e vá mexendo com colher de pau, até obter uma espécie de geléia de boa consistência. Durante o cozimento, tempere com sal, prove o vinagre – se necessário, pode adicionar um pouco mais, mas tome o cuidado de não deixar o chutney ficar com o sabor muito forte de vinagre. Continue o cozimento em fogo, sem parar de mexer, até obter uma pasta tipo geléia e um pouco mais apurada. O ponto principal é que o chutney tenha, depois de pronto, intenso brilho. Estando pronto, retire do fogo, deixe esfriar e conserve em potes próprios com tampa, esterilizados e hermeticamente fechados.

CHUTNEY DE PAPAIA, ABACAXI E MANGA
2 abacaxis de bom tamanho e bem doces
2 papaias pequenos maduros ao ponto
2 maçãs ácidas
4 mangas sem fibras (de preferência Adem)
2 a 3 bananas prata ou d’água
3 a 4 talos de erva doce
1 colher de sopa de sementes de mostarda
1 a 2 pimentas malagueta ou de cheiro
500 g de açúcar mascavo
1 cebola grande picadinha
2 a 3 talos de erva cidreira (capim santo)
gengibre fresco ralado
2 dentes de alho socados
1 colher de café de sementes de coentro
1 colher de chá pó de caril (curry)
1 colher de chá de canela em pó
2 colheres de sopa de mel de abelha
vinagre de maçã ou outro balsâmico
sal

1ª Etapa: Descasque separadamente os abacaxis, as maçãs, as bananas, as mangas e os papaias. Corte todas as frutas em pedaços regulares, junte o gengibre, o mel, o alho, a cebola, o fenóquio e os talos de erva cidreira superpicadinhos. Coloque no processador de alimentos e bata até que se transforme em pasta, uma verdadeira miscelânea. Feito isso, junte o restante dos temperos, assim como uma xícara de chá de vinagre, tempere com sal, bata bem e coloque em uma panela ou tacho pequeno.
2ª Etapa: Coloque a panela no fogo, junte o açúcar e vá mexendo com colher de pau, até que o açúcar fique totalmente dissolvido. Diminua o fogo e, sempre mexendo, deixe ferver brandamente. Com fogo baixo, continue a mexer até obter geléia bem cremosa e brilhante. Mais uma vez prove cuidadosamente o chutney para ter mais certeza do ponto do açúcar, do sal e do vinagre, pois tudo deve resultar em perfeita sintonia. Estando pronto, retire do fogo, deixe esfriar e guarde em potes esterilizados e hermeticamente fechados.

CHUTNEY DE TOMATE E PIMENTÃO VERMELHO
1kg de tomates maduros próprios para molho
1/2 kg de tomatinhos-cereja
½ kg de tomates pêra não muito maduros
8 pimentões vermelhos grandes sem pele e sem semente
400g de açúcar cristal
1 colher de chá rasa de páprica doce
1 colher de chá rasa de páprica picante
2 colheres de sopa cheias de puro purê de tomate
6 a 8 dentes de alho
1 cebola grande picada
1 folha de louro
1 cenoura média amarrada com raminhos de tomilho, sálvia, alecrim e hortelã ou manjericão
sal
2 colheres de sopa de azeite de oliva
100g de uvas-passas brancas sem sementes cortadas ao meio
1 xícara de vinagre
1 pedaço regular de gengibre fresco ralado

1ª Etapa: No liqüidificador, bata gengibre, alho, cebola e as pápricas, junte azeite, vinagre e purê de tomate. Bata bem, deite numa panela e leve ao fogo brando. Junte louro e cenoura com os temperos verdes. Mexa com cuidado até evaporar o vinagre.
2ª Etapa: Com a pasta pronta e transferida para uma panela grande e grossa, adicione as três variedades de tomates já sem peles e sem sementes picadinhos. Junte os pimentões cortados em pedaços regulares e açúcar. Refogue bem, junte as passas e deixe no fogo por várias horas. Mexa sempre para tomar o ponto de geléia, prove o sal, o vinagre e demais temperos. Se o molho não estiver muito encorpado, adicione duas ou três mangas passadas no liqüidificador. Neste caso, deixe cozinhar um pouco mais até tomar o ponto. Retire os temperos verdes e a cenoura. Estando pronto, retire do fogo, deixe esfriar e guarde em potes esterilizados e hermeticamente fechados.

quarta-feira, 12 de novembro de 2008