terça-feira, 26 de maio de 2009

Quentão




Ingredientes
1 garrafa de cachaça (600 ml)
600 ml de água
1/2 kg de açúcar
Casca de 1 limão
50 g de gengibre em pedacinhos
Cravo da índia
Canela em pau
1 maçã cortada em pedacinhos
Casca de duas laranjas - também podem*ser usadas cascas de mixirica, mas só da "verdadeira", aquelas de casca bem fina,*pois as outras deixam um gosto amargo
Modo de Preparo
Em uma panela grande, coloque o açúcar, as cascas de laranja e limão, o gengibre, o cravo e a canela. Quando o açúcar estiver quase todo derretido, coloque a cachaça e a água. Deixe cozinhar tudo por uns 20 minutos em fogo brando. Use um filtro de papel para coar e em seguida acrescente a maçã em pedacinhos - se preferir. Mantenha quente ao servir.
Dica:Quanto mais tempo os ingredientes ficarem na bebida depois de pronta, mais acentuado ficará o gosto do quentão. Por isso, se preferir, tire os "temperos" de dentro do quentão. Nesse caso, depois que estiver pronto, coe-o.

Pé-de-Moleque



Ingredientes
3 xícaras (chá) de açúcar
500 g de amendoim cru
1 xícara (chá) de mel
3 colheres (sopa) de manteiga ou margarina
1 colher (chá) de bicarbonato dissolvida em 1 colher (sopa) de água
1 1¼2 colher (chá) de baunilha
Modo de preparo
Em uma panela, misture todos os ingredientes, menos o bicarbonato e a baunilha. Leve ao fogo e mexa até levantar fervura. Então deixe ferver sem mexer, até que fique dourado. Retire a panela do fogo, junte o bicarbonato e a baunilha, misturando bem. Quando não houver mais bolhas na mistura, despeje a receita em uma fôrma retangular. Deixe esfriar um pouco e corte em quadradinhos.
Tempo de preparo: 30 minutos
Rendimento: 25 pedaços

Pamonha



Ingredientes:
6 espigas de milho verde com a palha
1/2 xícara de chá de leite
1 colher de sopa de manteiga ou margarina
1 e 1/2 xícara de chá de açúcar.
Modo de Preparo
Descasque as espigas, reservando as palhas maiores e melhores para fazer os saquinhos das pamonhas. Para isso, faça uma costura aos redor de cada palha dobrada, de preferência à máquina, deixando uma abertura para colocar o recheio. Ponha numa panela o leite e a manteiga e leve ao fogo até que esta derreta. Deixe esfriar. Enquanto isso, retire com uma faca os grãos de milho das espigas, bem rente ao sabugo. Bata-os no liquidificador até obter um creme. Junte essa mistura ao leite reservado, adicione o açúcar e mexa bem. Encha os saquinhos com o creme e amarre as extremidades com um pedaço de palha. Coloque-os numa panela grande, com água fervente, e leve ao fogo até que subam à tona ou até que a palha esteja amarela.

Canjicada


Ingredientes
1 1/3 xícara de milho para canjica(200 g)
6 xícaras de água (1,4 litro)
1 xícara de leite de coco (240 ml)
1 xícara de leite (240 ml)
1 e 1/4 xícara de açúcar (225 g)
2 pedaços de canela em pau pequenos
Modo de Preparo
Numa tigela grande, coloque o milho, cubra com 3 litros de água, tampe e deixe descansar até o dia seguinte. Escorra.Na panela de pressão, junte o milho e a água, tampe e cozinhe em fogo alto até ferver (quando começa a chiar). Reduza o fogo para baixo e cozinhe até o milho ficar macio (cerca de 45 minutos).Coloque a panela sob água corrente e deixe sair todo o vapor. Abra a panela e escorra o líquido. Transfira o milho novamente para a panela, acrescente os demais ingredientes e mexa com uma colher de pau. Cozinhe sem tampar a panela, em fogo alto, mexendo de vez em quando, até a mistura ficar cremosa (cerca de 20 minutos). Distribua a canjica entre doze potes pequenos e sirva quente ou fria.
Rendimento:12 porções de 180 calorias cada.
Dica:Se você não utiliza panela de pressão, deixe a canjica de molho na água um dia antes. Dessa forma ela ficará mais "macia" e o tempo de cozimento muito menor.
Dica II:Depois da canjica pronta, você poderá espalhar um pouco de canela em pó por cima - fica uma delícia - e decorar com pedaços de canela em pau

segunda-feira, 25 de maio de 2009

Canjica de Coco



Ingredientes
1 pacote de coco ralado
1 lata de leite condensado
1 lata de creme de leite
1 litro de leite integral
1 vidro de leite de coco
1 pacote 500G de canjica
2 xícaras (chá) de açúcar
Modo de preparar
Coloque a canjica de molho por 24 horas e no dia seguinte, cozinhe na panela de pressão por 1 hora (após a pressão). Acrescente o leite integral, o leite condensado,o açucar, o coco, o creme de leite e o leite de coco, deixe engrossar, mexendo sempre.

Arroz Doce




Ingredientes
1 e 1/2 xícara de arroz (300 g)
9 xícaras de leite (2,1 litros)
1 e 1/2 xícara de açúcar (270 g)
6 cravos-da-índia
4 pedaços de canela em pau
*pequenos
1 e 1/2 colher (sopa) de manteiga
6 gemas
Canela em pó (para polvilhar)
Modo de Preparo
Numa panela média, coloque o arroz e 4 xícaras do leite (960 ml) e cozinhe em fogo baixo, mexendo de vez em quando com uma colher de pau, até o arroz ficar bem macio (cerca de 20 minutos).Enquanto isso, numa panela pequena, em fogo alto, ferva o leite restante. Acrescente à panela com o arroz, adicione o açúcar, o cravo e a canela em pau e cozinhe, mexendo às vezes com a colher de pau, até começar a ficar cremoso (cerca de 30 minutos). Espere amornar.Passe as gemas por uma peneira sobre uma tigela pequena e bata com um garfo. Despeje sobre o arroz.Acrescente a manteiga, mexa bem e cozinhe rapidamente em fogo baixo (aproximadamente 3 minutos). Espere amornar.Coloque numa tigela grande, cubra com filme plástico e deixe na geladeira por cerca de 2 horas. Polvilhe com canela, formando desenhos, e sirva a seguir.
Rendimento: 12 porções de 300 calorias cada.

Vinho Quente


Ingredientes
1 1/2 xícara (chá) de açúcar
1 litro de vinho tinto ou seco
1 xícara (chá) de água
1 maçã cortada em cubinhos
Raspa de casca de laranja
Raspa de casca de limão
Canela em pau
10 cravos da índia
Modo de Preparo:
Ferva todos os ingredientes por cerca de 10 minutos até que os sabores sejam extraídos para o vinho. Sirva de preferência em canecas e bem quente.

Festa Junina



Hoje vamos falar de festa junina. Afinal, junho está chegando e com ele vem as festas que comemoram os dias:
No Brasil importantes santos católicos:
* Santo Antônio (13 de junho)
* São João (24 de junho)
* São Pedro (29 de junho)
* São Paulo (29 de junho)
* São Marçal (30 de Junho)
Em Portugal, estas festas são conhecidas pelo nome de santos populares e correspondem a diferentes feriados municipais: Santo António, em Lisboa, São Pedro no Seixal, São João, no Porto, em Braga e em Almada.
Os Lisboetas gostam de festas, tradição e sardinhas e que melhor altura do ano para juntar todas estas vertentes senão em Junho?Junho é o mês dos Santos Populares, não só em Lisboa, mas um pouco por todo o país.
Santo António é o santo padroeiro de Lisboa. Nesta altura juntam-se os pedidos para encontrar a ‘cara-metade’ e para um casamento abençoado por Santo António com o cheiro das sardinhas grelhadas e do manjerico e com as famosas marchas populares dos balões coloridos e músicas festivas.

Apresentarei algumas receitas típicas.
Vinho Quente
Arroz Doce
Canjica de coco
Canjicada
Pamonha
Quentão
Pé-de-moleque

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Bala de Goma

Gosta de fazer bala? Que tal fazer para os pequeninos essa deliciosa bala?



Bala de goma
Receita indicada por: Patrícia Do Carmo (patymaionese)

Ingredientes
6 envelopes de gelatina em pó sem sabor (72g)
3 xícaras de água fria para hidratar a gelatina
9 xícaras de açúcar
Essência
Corante
2 xícaras de açúcar granulado para cristalizar
Modo de preparo
Hidrate a gelatina com a água e leve-a ao fogo para dissolver, sem deixar ferver.Acrescente o açúcar, mexendo bem até levantar fervura. Retire do fogo e adicione a essência e o corante.Coloque na fôrma (1800 ml) ligeiramente untada com óleo e deixe descansar por 12 horas, sem levar à geladeira. Descole a "placa" de doce e leve a um recipiente com açúcar granulado e corte em quadrados pequenos (2cm x 2cm) , com o auxílio de uma tesoura.Coloque em peneira de taquara e deixar secar por vários dias.

Dica:

Combine a cor do corante de acordo com a essência escolhida, como por exemplo essência de limão com corante verde.
Rende 40 unidades
A quantidade da essência é aproximadamente 1 ½ colher (sopa)