sábado, 16 de março de 2013

Obesidade

Obesidade: ser obeso significa estar, no mínimo, 20% acima do peso ideal, tomando por base os parâmetros de altura, idade e estrutura corporal. Para alguns especialistas, não é só a quantidade de gordura, mas sua distribuição que causa danos à saúde.  Por exemplo: O excesso de gordura abdominal tem sido associado a problemas mais sérios, como o colesterol. Já a gordura dos quadris e das coxas não é tão perigosa. A razão é que o fígado coloca a gordura do abdômen em circulação na corrente sanguínea.
A obesidade também pode parecer hereditária, mas a verdade é que pais que comem em excesso estimulam seus filhos a fazerem o mesmo.
Superar a obesidade é difícil e pode ser frustante. Ainda assim, jornais e revistas divulgam a constante busca por uma dieta rápida, segura e eficaz.  O maior desafio não é perder peso, mas mantê-lo. Um nutricionista pode ajudá-la a iniciar uma dieta balanceada e monitorar seu progresso até que você seja capaz de fazê-lo sozinha.

BEBA bastante líquidos, como água e sucos, para eliminar os resíduos metabólicos.

COMA moderadamente:
1 -  carboidratos complexos, como massas, batatas, arroz, leguminosas e cereais integrais, para obter energia, vitaminas e fibras.
2 - Peixes e aves sem pele, para obter proteínas e minerais de alta qualidade.
3 - Laticínios com baixo teor de gordura, para obter vitaminas e cálcio.

EVITE: alimentos muito gordurosos ou muito ricos em calorias, como balas, bombons, massas, carnes gordurosas, álcool e batatas fritas.


Trecho retirado do livro Alimentos saudáveis, Alimentos Perigosos - Reader's Digest.

Um comentário:

@ Moda e Eu. disse...

Ah, super promoção né?
Se quiseres participa estamos com promoção no blog.

beijos
Modaeeu.blogspot.com