sexta-feira, 14 de março de 2008

Sopa com Tofu e 7 Sabores

Segundo o sensei Yukio Kawai, que entende muito de culinária japonesa, este era um prato muito consumido pelos camponeses na Era Edo, época dos samurais. Chef Kawai, 54 anos, natural de Aomori, não fala português (sua mulher ajuda na tradução), mas está no Brasil há 6 anos e dá aulas para profissionais e amadores. Ele realmente trata a culinária japonesa como arte. Conhece a história dos alimentos, tem um arsenal de mais de 50 facas e dá muitas dicas interessantes enquanto prepara este prato. Trata-se de pedaços de tofu, servidos em uma tigela com caldo e com vários acompanhamentos, os 7 sabores do título: gergelim, nori, gengibre, cebolinha, pimenta 7 sabores (pó), katsuo bushi e momiji.

Ingredientes –
2 tofus (de 1/2 kg cada)

Preparo
Corte um tofu ao meio, na horizontal, e faça de cada metade cinco pedaços (cinco postas servem uma pessoa). Repita o processo com o outro tofu

Para acompanhamento (7 sabores):
2 colheres (sopa) gergelim branco
1/2 xícara (chá) de nori picado
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1/2 xícara (sopa) de cebolinha picada
Pitada (a gosto) de pimenta 7 sabores
1 envelope de katsuo bushi
1 colher (sopa) momiji (mistura de nabo, cenoura e pimenta vermelha ralados)

Modo de preparo de cada item

Preparo do gergelim
Torre o gergelim em uma panela e amasse delicadamente com uma faca. Separe.

Preparo do gengibre ralado
Descasque o gengibre com uma colher (evita o desperdício) e com um ralador deitado, rale a raiz de forma circular, no sentido horário. Tire o excesso de água. Separe.

Preparo da cebolinha:
Tire as pontas e a parte branca e corte em rodelinhas bem fininhas. Lave em uma peneira para não deixar cheiro forte. Separe.

Preparo do momiji:
Descasque o nabo, tire um pouco do miolo e coloque a pimenta vermelha no orifício. Passe no ralador, de forma circular, sentido horário (assim fica bem ralado). Rale a cenoura da mesma forma que o nabo e misture apertando com o talher, ou com os dedos, para eliminar o excesso de água. Separe.

Caldo de kombu
1 litro de água
2 sardinhas defumadas
2 pacotes de katsuo bushi

Preparo
Em uma panela, coloque a água e, quando levantar fervura, acrescente os ingredientes e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Apague o fogo e deixe o caldo esfriar. Separe. (Se ao final sobrar caldo de kombu, faça missoshiru.)

Caldo da sopa
Dica: faça porção individual
6 colheres (sopa) de saquê mirim
9 colheres (sopa) de caldo de kombu
1/2 copo de shoyu

Preparo
Em uma panela, coloque os ingredientes e deixe ferver por cerca de 2 minutos.

Cozinhar o tofu:
Dica: faça porção individual
Preparo
Coloque 10 cm de kombu e um copo de água. Quando levantar fervura, acrescente cinco postas de tofu e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Serve 4 Pessoas

Nenhum comentário: