sexta-feira, 14 de março de 2008

SOPA DE FUBÁ

Ingredientes
1 kg de carne (capa de filé, peito, acém)
3 colheres (sopa) de fubá
2 colheres (sopa) de óleo
3 xícaras (chá) de água
2 ovos
2 cebolas

Modo de Preparo
Pique a cebola e doure-a no óleo. Acrescente a carne cortada em pedaços pequenos, deixando fritar um pouco. Cubra com água e deixe cozinhar. Quando a carne estiver cozida, coe e reserve o caldo. Desmanche o fubá em um pouco de água fria, leve ao fogo brando e acrescente o caldo de carne. Quando ferver, acrescente os ovos, mexendo sempre. Deixe engrossar e sirva quente.

Sopa de cebola

Ingredientes
8 xícaras de chá de água
1/2 xícara de chá de arroz lavado
2 colheres de sopa de azeite
5 batatas médias em cubos
1 cebola média em cubos
Sal
Modo de Preparo
Refogue a cebola no azeite com sal até dourar. Acrescente os demais ingredientes e cozinhe por 30 minutos. Sirva bem quente com pão.

Rendimento : 8 porções

Sopa com Tofu e 7 Sabores

Segundo o sensei Yukio Kawai, que entende muito de culinária japonesa, este era um prato muito consumido pelos camponeses na Era Edo, época dos samurais. Chef Kawai, 54 anos, natural de Aomori, não fala português (sua mulher ajuda na tradução), mas está no Brasil há 6 anos e dá aulas para profissionais e amadores. Ele realmente trata a culinária japonesa como arte. Conhece a história dos alimentos, tem um arsenal de mais de 50 facas e dá muitas dicas interessantes enquanto prepara este prato. Trata-se de pedaços de tofu, servidos em uma tigela com caldo e com vários acompanhamentos, os 7 sabores do título: gergelim, nori, gengibre, cebolinha, pimenta 7 sabores (pó), katsuo bushi e momiji.

Ingredientes –
2 tofus (de 1/2 kg cada)

Preparo
Corte um tofu ao meio, na horizontal, e faça de cada metade cinco pedaços (cinco postas servem uma pessoa). Repita o processo com o outro tofu

Para acompanhamento (7 sabores):
2 colheres (sopa) gergelim branco
1/2 xícara (chá) de nori picado
1 colher (sopa) de gengibre ralado
1/2 xícara (sopa) de cebolinha picada
Pitada (a gosto) de pimenta 7 sabores
1 envelope de katsuo bushi
1 colher (sopa) momiji (mistura de nabo, cenoura e pimenta vermelha ralados)

Modo de preparo de cada item

Preparo do gergelim
Torre o gergelim em uma panela e amasse delicadamente com uma faca. Separe.

Preparo do gengibre ralado
Descasque o gengibre com uma colher (evita o desperdício) e com um ralador deitado, rale a raiz de forma circular, no sentido horário. Tire o excesso de água. Separe.

Preparo da cebolinha:
Tire as pontas e a parte branca e corte em rodelinhas bem fininhas. Lave em uma peneira para não deixar cheiro forte. Separe.

Preparo do momiji:
Descasque o nabo, tire um pouco do miolo e coloque a pimenta vermelha no orifício. Passe no ralador, de forma circular, sentido horário (assim fica bem ralado). Rale a cenoura da mesma forma que o nabo e misture apertando com o talher, ou com os dedos, para eliminar o excesso de água. Separe.

Caldo de kombu
1 litro de água
2 sardinhas defumadas
2 pacotes de katsuo bushi

Preparo
Em uma panela, coloque a água e, quando levantar fervura, acrescente os ingredientes e cozinhe por aproximadamente 5 minutos. Apague o fogo e deixe o caldo esfriar. Separe. (Se ao final sobrar caldo de kombu, faça missoshiru.)

Caldo da sopa
Dica: faça porção individual
6 colheres (sopa) de saquê mirim
9 colheres (sopa) de caldo de kombu
1/2 copo de shoyu

Preparo
Em uma panela, coloque os ingredientes e deixe ferver por cerca de 2 minutos.

Cozinhar o tofu:
Dica: faça porção individual
Preparo
Coloque 10 cm de kombu e um copo de água. Quando levantar fervura, acrescente cinco postas de tofu e deixe cozinhar por cerca de 5 minutos.

Serve 4 Pessoas

SOPA DE CEBOLA AO PORTO

Ingredientes
½ kg de cebolas
60 gr de manteiga
1 colher (sopa) de farinha
1 litro de caldo de carne ou de galinha
1 taça de vinho branco seco
1 taça de vinho do Porto
sal
pimenta
100 gr de queijo ralado
algumas torradas
Modo de Preparo
Picar as cebolas e, em uma panela, dourá-las na manteiga, junto com a farinha (colocada aos poucos). Juntar o caldo e o vinho branco, sal e a pimenta. Deixe cozinhar por 30 minutos. Em uma sopeira, colocar o vinho do Porto, as torradas em camadas e um pouco de queijo ralado. Cobrir com a sopa peneirada, acrescentar o resto do queijo e gratinar. Decorar com uma torrada no momento de servir.

SOPA DE TOMATE

Ingredientes
1 kg de tomates bem maduros
1 cebola grande
2 colheres (sopa) de manteiga
sal
2 litros de água

Modo de Preparo
Coloque água numa panela, juntamente com os tomates inteiros, a cebola cortada em 4 partes, a manteiga e o sal. Deixe ferver até que os tomates fiquem bem moles. Tire do fogo e deixe esfriar. Depois, passe tudo no liquidificador de modo que fique muito bem batido. Passe tudo por uma peneira bem fina. Se necessário, faça isso duas vezes. Se você servir a sopa fria, corte ovos cozidos bem miúdos, salsa, cebolinha, pão torrado e frito no azeite, tudo para ser adicionado ao gosto de cada um. Para servir quente, coloque na sopa, na hora de servir, ovos quentes ou fritos na manteiga.

SOPA INTELIGENTE DE VEGETAIS

Ingredientes
6 colheres (sopa) de azeite de oliva
1 xícara (chá) de cebola branca picadinha
1 xícara (chá) de cenoura raladinha
1 xícara (chá) de salsão batidinho
4 claras de ovos
2 litros de água filtrada
4 colheres (sopa) de polpa peneirada de tomates
250 gr de macarrão para sopa, conchinha ou padre-nosso
4 gemas de ovos
4 fatias, bem delicadas e elegantes, de queijo fresco
sal e parmesão ralado, a gosto

Modo de Preparo
Numa caçarola de no mínimo 3 litros, aqueça o azeite e murche a cebola, a cenoura e o salsão. Retire da chama. Adicione as claras. Com uma colher de madeira, vire e revire tudo até que as claras se impregnem completamente nos vegetais (Clarificação). O calor natural dos vegetais se encarregará de começar a endurecer a clara ao redor dos pedacinhos. Mexa por 3 minutos. Despeje a água. Leve à fervura. Abaixe o fogo ao mínimo possível. Cozinhe, até reduzir o caldo à metade do seu volume original. Acrescente a polpa de tomates e a deixe dissolver completamente. Retire do fogo. Filtre o caldo, num pano limpo, até eliminar todos os sólidos de seu corpo e até obter um líquido bem transparente. Reaqueça o caldo. Acerte o ponto do sal. No caldo, cozinhe o macarrão até o justo momento “al dente”. Sirva cada porção com uma gema, crua, mais uma fatia elegante de queijo fresco e mais o parmesão ralado, espalhado a gosto.

SOPA POLONESA (Czarnina)

Ingredientes
1 pato
6 colheres (sopa) de farinha de trigo
2 tabletes de caldo de galinha
Pimenta-do-reino, louro, manjerona
Salsinha, cebolinha, alho, água, vinagre, Sal, açúcar
Modo de Preparo
O procedimento é o mesmo para o preparo da galinha ao molho pardo. No caso, corte a jugular do pato e vire a ave de cabeça para baixo para que o sangue escorra numa tigela. Adicione, a gosto, um pouco de água e vinagre. A função do vinagre é não deixar o sangue talhar. Reserve. Pique a carne em pedaços e tempere a gosto com sal, alho e pimenta-do-reino. Coloque em uma panela com água e deixe ferver até ficar macia. Acrescente o caldo de galinha (deixe dissolver), o louro, o sal e a manjerona. Desligue o fogo e reserve esse caldo. À parte, bata, com um garfo, o sangue reservado na tigela com a farinha de trigo e o açúcar a gosto. Coloque água fria para diluir bem a mistura. Transfira para uma panela, leve ao fogo e adicione umas 3 conchas do caldo. Mexa bem, abaixe o fogo e coloque o restante, sempre mexendo para o sangue não talhar. Ferva durante 15 minutos. No final, salpique a salsinha e a cebolinha picadas. A Czarnina pode ser servida acompanhada de batata-doce cozida e massa fresca, ou caseira, de macarrão.

Rendimento: (para 10 pessoas)

SOPAS

Hoje venho falar das sopas.Vocês já repararam que as sopas sumiram dos cardápios profissionais ou mesmo os domésticos? Hoje em dia, não se abre mais os jantares com as sopas que sempre encantavam as refeições brasileiras de trinta, quarenta ou cinqüenta anos atrás. Porque será que elas desapareceram de nossos cardápios?

Mesmo assim, vou insistir e trazer até vocês algumas dessas sopas deliciosas, que caem muito bem com esse tempo chuvoso que está fazendo atualmente no Brasil.

domingo, 9 de março de 2008

Ovo de Páscoa Crocante (outra receita)

Ingredientes:

1kg de cobertura de chocolate ao leite derretido conforme instruções da embalagem ou veja no final desta receita.
100g de amêndoas torradas e picadas (pode substituir por flocos de arroz)

Modo de Preparo:

Coloque o chocolate derretido em uma vasilha. Junte as amêndoas e misture com a espátula.
Despeje uma concha de chocolate em cada metade de três formas (250g cada), próprias para ovos de Páscoa. Gire as fôrmas, espalhando bem o chocolate derretido e deixando escorrer o excesso. Com uma faca, raspe as bordas, para dar acabamento. Cubra as fôrmas preenchidas com papel manteiga e leve a geladeira por 20 minutos. Retire as fôrmas e faça uma segunda camada para evitar que o ovo se quebre quando pronto. A espessura ideal é de 0,5cm.
Retire os ovos das fôrmas, recheie com bombons, balas, mini brinquedos... Use sua criatividade! Junte as duas metades e embrulhe.

Para Derreter o Chocolate:

Leve uma fôrma (tabuleiro) com água para ferver ( para fazer banho-maria). Desligue o fogo e, em cima, coloque uma vasilha refratária com o chocolate picado dentro. Mexa com uma colher de pau até o chocolate derreter. Cuide para que não caia água dentro do chocolate. Despeje o chocolate derretido em cima de uma superfície lisa e fria (de pedra) para dar o choque térmico. Misture com uma espátula até obter a consistência de mel e amornar. Passe para um refratário para melhor manipular.

Alguns chocolates (hidrogenados) não necessitam de choque térmico.

Culinarista: Mauro Rebelo

Ovo de Páscoa crocante

Ingredientes
500g de chocolate ao leite
1 e 1/2 xícara (chá) de castanha de caju triturada

Modo de Preparo

Leve ao fogo uma panela com água até o meio, deixe levantar fervura e tire do fogo. Coloque uma tigela que caiba dentro da panela, de forma que não entre água. Na tigela, coloque o chocolate ao leite picado e com uma colher, vá mexendo até derreter. Retire da panela e seque a tigela por fora para que não fique água. Derrame o chocolate sobre a pia seca e com uma espátula, vá mexendo o chocolate até que esfrie, mas sem que endureça, ou que esteja em temperatura que não queime os lábios. Com a espátula, coloque novamente na tigela e misture a castanha. Pegue uma fôrma de ovo de páscoa de 500g, e faça uma camada de chocolate com o auxílio de uma colher. Leve à geladeira por 5 minutos, faça uma outra camada, leve à geladeira novamente por mais 5 minutos e repita a operação por mais uma vez. Com o chocolate que sobrar, faça bombons colocando em forminhas próprias, e leve à geladeira por 10 minutos. Retire da geladeira tanto o ovo quanto os bombons e vire em uma mesa forrada com papel-alumínio. Deixe suar por 2 horas ou até secar. Embrulhe em papel-chumbo as partes do ovo e os bombons. Embrulhe o ovo em papel decorado e amarre com laço de fita.

Tempo de preparo: 3h (+20min de descanso)

Rendimento: 1 ovo de 500 gr

Culinarista: Mirian Soro

Ovo de Páscoa para diabético

Ingredientes

Ovo
500 g de chocolate diet (sem açúcar) ao leite
100 g de proteína de soja texturizada torrada
50 g de amêndoas sem pele, torradas e moídas grosseiramente

Recheio
100 g de frutas mistas desidratadas

Montagem:
2 formas para ovo de Páscoa médias

Modo de Fazer:

Raspar o chocolate com uma faca serrilhada. Colocar em uma vasilha e derreter em banho - maria. Apagar o fogo e mexer com uma colher de pau até obter uma consistência homogênea. Espalhar o chocolate derretido sobre pedra - mármore, com ajuda de uma espátula, movimentando-o constantemente até a massa ficar morna. Colocar em uma vasilha e juntar a proteína de soja texturizada e as amêndoas. Misturar bem até obter uma massa homogênea.

Montagem: Verificar se as fôrmas estão secas e sem resíduos de gordura. Com as costas de uma concha pequena, aplicar uma camada fina da massa de chocolate em todo o interior de cada fôrma. Levar à geladeira por 5 minutos. Retirar da geladeira e aplicar uma segunda camada da massa de chocolate. Repetir esse procedimento mais 3 vezes. Engrossar as bordas com uma camada extra de chocolate, evitando que o ovo quebre ao desenformar. Deixar secar por 12 horas. Retirar da forma e embrulhar cada parte em papel laminado colorido. Rechear com as frutas desidratadas, fechar o ovo e embrulhar com papel celofane.

Rendimento : 2 ovos de 325 g cada
Valor calórico: 762,5 Kcal / banda do ovo (metade de 1 ovo).

Substituir 1/4 de uma banda do ovo por 1 porção de leite + 1 porção de gordura.

Fonte: Departamento de Nutrição da Sociedade Brasileira de Diabetes - coordenação 2004/2005 .

Páscoa

Chegamos a mais uma festa que é comemorada pelo mundo afora e muito aguardada pelos gulosos por um chocolate. Antes de apresentar algumas receitas relacionadas ao tema, vamos saber o que significa a Páscoa e como ela é simbolizada.
PÁSCOA

A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre as culturas ocidentais. A origem desta comemoração remonta muitos séculos atrás. O termo “Páscoa” tem uma origem religiosa que vem do latim Pascae. Na Grécia Antiga, este termo também é encontrado como Paska. Porém sua origem mais remota é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.

A páscoa judaica (Pesach), que ocorre 163 dias antes do início do ano judaico, foi instituída na epoca de Moisés, uma festa comemorativa feita a Deus em agradecimento à libertação do povo de Israel escravizado por Farao, Rei do Egito, também está relacionada com a passagem dos hebreus pelo Mar Vermelho, onde liderados por Moises, fugiram do Egito. Nesta data, os judeus fazem e comem o matzá (pão sem fermento) para lembrar a rápida fuga do Egito, quando não sobrou tempo para fermentar o pão.

Esta data não é a mesma da Páscoa Juliana e Gregoriana.

O dia da Páscoa cristã, que marca a ressurreição de Cristo, de acordo com o decreto do papa Gregório XIII (Ugo Boncampagni, 1502-1585), Inter Gravissimas em 24.02.1582, seguindo o primeiro concílio de Nicéia de 325 d.C., convocado pelo imperador romano Constantino, é o primeiro domingo depois da Lua Cheia que ocorre no dia ou depois de 21 março (equinócio de outono no hemisfério sul). Entretanto, a data da Lua Cheia não é a real, mas a definida nas Tabelas Eclesiásticas, que, sem levar totalmente em conta o movimento complexo da Lua, podia ser calculada facilmente, e está próxima da lua real. Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém.

A Quarta-Feira de Cinzas ocorre 46 dias antes da Páscoa e, portanto, a Terça-Feira de carnaval ocorre 47 dias antes da Páscoa.

A PÁSCOA E SEUS SÍMBOLOS

1 - OVOS DE PÁSCOA = De todos os símbolos, o ovo de páscoa é o mais esperado pelas crianças. Nas culturas pagãs, o ovo trazia a idéia de começo de vida. Os povos costumavam presentear os amigos com ovos, desejando-lhes boa sorte. Os chineses já costumavam distribuir ovos coloridos entre amigos, na primavera, como referência à renovação da vida. Existem muitas lendas sobre os ovos. A mais conhecida é a dos persas: eles acreditavam que a terra havia caído de um ovo gigante e, por este motivo, os ovos tornaram-se sagrados.Os cristãos primitivos do oriente foram os primeiros a dar ovos coloridos na Páscoa simbolizando a ressurreição, o nascimento para uma nova vida. Nos países da Europa costumava-se escrever mensagens e datas nos ovos e doá-los aos amigos. Em outros, como na Alemanha, o costume era presentear as crianças. Na Armênia decoravam ovos ocos com figuras de Jesus, Nossa Senhora e outras figuras religiosas.Pintar ovos com cores da primavera, para celebrar a páscoa, foi adotado pelos cristãos, nos século XVIII. A igreja doava aos fiéis os ovos bentos.
A substituição dos ovos cozidos e pintados por ovos de chocolate, pode ser justificada pela proibição do consumo de carne animal, por alguns cristãos, no período da quaresma. A versão mais aceita é a de que o surgimento da indústria do chocolate, em 1830, na Inglaterra, fez o consumo de ovos de chocolate aumentar.

2 – COELHO = O coelho é um mamífero roedor que passa boa parte do tempo comendo. Ele tem pêlo bem fofinho e se alimenta de cenouras e vegetais. O coelho precisa mastigar bem os alimentos, para evitar que seus dentes cresçam sem parar. Por sua grande fecundidade, o coelho tornou-se o símbolo mais popular da Páscoa. É que ele simboliza a Igreja que, pelo poder de cristo, é fecunda em sua missão de propagar a palavra de Deus a todos os povos

3 – CORDEIRO = O cordeiro é o símbolo mais antigo da Páscoa, é o símbolo da aliança feita entre deus e o povo judeu na páscoa da antiga lei. No Antigo Testamento, a Páscoa era celebrada com os pães ázimos (sem fermento) e com o sacrifício de um cordeiro como recordação do grande feito de Deus em prol de seu povo: a libertação da escravidão do Egito. Assim o povo de Israel celebrava a libertação e a aliança de Deus com seu povo. Moisés, escolhido por Deus para libertar o povo judeu da escravidão dos faraós, comemorou a passagem para a liberdade, imolando um cordeiro. Para os cristãos, o cordeiro é o próprio Jesus, Cordeiro de Deus, que foi sacrificado na cruz pelos nossos pecados, e cujo sangue nos redimiu: "morrendo, destruiu nossa morte, e ressuscitando, restituiu-nos a vida". É a nova Aliança de Deus realizada por Seu Filho, agora não só com um povo, mas com todos os povos.

4 – CÍRIO PASCAL = É uma grande vela decorada que tem a cruz como desenho central, e que se acende na igreja, no sábado de aleluia. Significa que "Cristo é a luz dos povos". Nesta vela, estão gravadas as letras do alfabeto grego"alfa" e "ômega", que quer dizer: Deus é princípio e fim. Os algarismos do ano também são gravados no Círio Pascal. O Círio Pascal simboliza o Cristo que ressurgiu das trevas para iluminar o nosso caminho.

5 – GIRASSOL = O girassol é uma flor de cor amarela, formada por muitas pétalas, de tamanho geralmente grande. Tem esse nome porque está sempre voltado para o sol. O girassol, como símbolo da páscoa, representa a busca da luz que é Cristo Jesus e, assim como ele segue o astrorei, os cristãos buscam em Cristo o caminho, a verdade e a vida.

6 – PÃO E VINHO = O pão e o vinho, sobretudo na antiguidade, foram a comida e bebida mais comum para muitos povos. Cristo ao instituir a Eucaristia se serviu dos alimentos mais comuns para simbolizar sua presença constante entre e nas pessoas de boa vontade. Assim, o pão e o vinho simbolizam essa aliança eterna do Criador com a sua criatura e sua presença no meio de nós. Jesus já sabia que seria perseguido, preso e pregado numa cruz. Então, combinou com dois de seus amigos (discípulos), para prepararem a festa da páscoa num lugar seguro. Quando tudo estava pronto, Jesus e os outros discípulos chegaram para juntos celebrarem a ceia da páscoa. Esta foi a Última Ceia de Jesus. A instituição da Eucaristia foi feita por Jesus na Última Ceia, quando ofereceu o pão e o vinho aos seus discípulos dizendo: "Tomai e comei, este é o meu corpo... Este é o meu sangue...". O Senhor "instituiu o sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar assim o Sacrifício da Cruz ao longo dos séculos, até que volte, confiando deste modo à sua amada Esposa, a Igreja, o memorial da sua morte e ressurreição: sacramento de piedade, sinal de unidade, vínculo de caridade, banquete pascal, em que se come Cristo, em que a alma se cumula de graça e nos é dado um penhor da glória futura" [3]. A páscoa judaica lembra a passagem dos judeus pelo mar vermelho, em busca da liberdade. Hoje, comemoramos a páscoa lembrando a jornada de Jesus: vida, morte e ressurreição.

7 – COLOMBA OU POMBA PASCAL = O bolo em forma de "pomba da paz" significa a vinda do Espírito Santo. Diz a lenda que a tradição surgiu na vila de Pavia (norte da Itália), onde um confeiteiro teria presenteado o rei lombardo Albuíno com a guloseima. O soberano, por sua vez, teria poupado a cidade de uma cruel invasão graças ao agrado.

8 – SINO = Muitas igrejas possuem sinos que ficam suspensos em torres e tocam para anunciar as celebrações.O sino é um símbolo da páscoa. No domingo de páscoa, tocando festivo, os sinos anunciam com alegria a celebração da ressurreição de cristo.

9 – QUARESMA = Os 40 dias que precedem a Semana Santa são dedicados à preparação para a celebração. Na tradição judaica, havia 40 dias de resguardo do corpo em relação aos excessos, para rememorar os 40 anos passados no deserto.

10 – ÓLEOS SANTOS = Na antiguidade os lutadores e guerreiros se untavam com óleos, pois acreditavam que essas substâncias lhes davam forças. Para nós cristãos, os óleos simbolizam o Espírito Santo, aquele que nos dá força e energia para vivermos o evangelho de Jesus Cristo.

11 – VELAS = As velas são uma marca das celebrações religiosas pascais. Em certos países, os católicos apagam todas as luzes de suas igrejas na Sexta-feira da Paixão. Na véspera da Páscoa, fazem um novo fogo para acender o principal círio pascal e o utilizam para reacender todas as velas da igreja. Então, acendem suas próprias velas e as levam para casa a fim de utilizá-las em ocasiões especiais. No Sábado Santo a celebração católica é iniciada com a bênção do fogo, chamado de "fogo novo".

12 – VESTES BRANCAS = As vestes brancas usadas na celebração pascal retomam a passagem referente à transfiguração de Cristo (na qual as vestimentas de Jesus se tornaram resplandecentes de brancura.) O branco simboliza a pureza, a paz e a plenitude.

A PÁSCOA NO MUNDO

Na China

O "Ching-Ming" é uma festividade que ocorre na mesma época da Páscoa, onde são visitados os túmulos dos ancestrais e feitas oferendas, em forma de refeições e doces, para deixá-los satisfeitos com os seus descendentes.

Na Europa

As origens da Páscoa remontam a bem longe, aos antigos rituais pagãos do início da primavera (que no Hemisfério Norte inicia em março). Nestes lugares, as tradições de Páscoa incluem a decoração de ovos cozidos e as brincadeiras com os ovos de Páscoa como, por exemplo, rolá-los ladeira abaixo, onde será vencedor aquele ovo que rolar mais longe sem quebrar.

Nos países da Europa Oriental, como Ucrânia, Estônia, Lituânia e Rússia

A tradição mais forte é a decoração de ovos com os quais serão presenteados amigos e parentes. A tradição diz que, se as crianças forem bem comportadas na noite anterior ao domingo de Páscoa e deixarem um boné de tecido num lugar escondido, o coelho deixará doces e ovos coloridos nesses "ninhos".

Nos Estados Unidos

A brincadeira mais tradicional ainda é a "caça ao ovo", onde ovos de chocolate são escondidos pelo quintal ou pela casa para serem descobertos pelas crianças na manhã de Páscoa. Em algumas cidades a "caça ao ovo" é um evento da comunidade e é usada uma praça pública para esconder os ovinhos.

No Brasil e América Latina
O mais comum é as crianças montarem seus próprios ninhos de Páscoa, sejam de vime, madeira ou papelão, e enchê-los de palha ou papel picado. Os ninhos são deixados para o coelhinho colocar doces e ovinhos na madrugada de Páscoa. A "caça ao ovo" ou "caça ao cestinho" também é utilizada.