terça-feira, 23 de fevereiro de 2010

Iogurte

Muito usado na Índia, países árabes, Ásia Central e toda a região do Império Otomano, o iogurte chegou à França no reinado de Francisco I (1494 - 1547), que o usou para curar males intestinais. Atribuíam-se ao iogurte poderes excepcionais, mas, apesar desta auréola de alimento revitalizador, com virtudes quase semelhantes às dos elixires da juventude, o produto não era muito consumido devido a repulsa que o sabor provocava. Na antiguidade o iogurte é considerado medicinal, pois é de fácil digestão e benéfica para a flora intestinal, as proteínas do leite, que têm um alto valor biológico, são parcialmente pré-digeridas por ação das bactérias lácticas, o que permite uma melhor digestão e também a acidez do iogurte confere uma proteção natural contra as infecções, manifestando-se a inibição de diferentes tipos de bactérias patogênicas no iogurte. Por outro lado, o acido láctico dissolve o cálcio presente no iogurte e favorece a sua assimilação.
A adoção como alimento só veio após a I Gerra Mundial, pela influência de imigrantes da Grécia e da Geórgia. Os nomes em português, inglês (Yogurt, yoghurt) e francês (Yaourt), têm origem turca, que provém da palavra yoghurma que tem o significado (engrossa).
Hoje, em sua fabricação, o leite é concentrado para garantir maior cremosidade. Alguns tipos recebem leite em pó, outros, espessantes. O natural é consumido puro ou com açúcar, mel. geleia, frutas e granola. É usado no preparo de drinques, sobremesa e molhos.
Na Ásia e no Leste europeu, entra em cozidos de carnes e vegetais e no tempero de saladas como a khira raita indiana, feita de pepin, ervas frescas e especiarias.

Como se escolhe? Em média eles têm prazo de validade de um mês após a fabricação. Prefira os mais novos, para que durem na geladeira. Verifique se a tampa protetora está íntegra e bem aderida e evite se parecer estufada. O produto deve ser mantido em balcão refrigerado a 5 graus ou pouco menos e longe de lâmpadas.

O iogurte é bom para:
- substituir o leite na dieta de quem não tolera lactose;
- mulheres com mais de 50 anos e crianças, pelo alto teor de cálcio
- excelente "companheiro" da flora intestinal, o que singnifica que actua muito bem na prevenção da diarreia
- possibilita a transmissão de várias vitaminas: a A, B1, B2, B6, B12, niacina, ácido pantoténico e ácido fólico
- é rico em minerais e permite também ingerir cálcio, fósforo, potássio, magnésio, zinco e iodo

O iogurte não deve:
- ser consumido em excesso, pois pode predispor à formação de cálculos renais
- não deve ser consumido por quem precisa restringir colesterol e gorduras (use então o desnatado)

Ficha tecnica para 100 gr de iogurte natural:
Calorias: 79
Proteinas: 5,7 g
Carboidratos: 7,8 g
Gordura: 3,0 g
Colesterol: 11 mg
Vit. A: 66 UI
Vit. B2: 0,27 mg
Vit. B6: 0,048 mg
Folacina: 18 mcg
Ac. Pant.: 0,59 mg
Vit. C: 0,1 mg
Cálcio: 200 mg
Magnésio: 19 mg
Fósforo: 170 mg
Potássio: 280 mg
Selènio: 2,4 mg
Sódio: 80 mg
Zinco: 0,889 mg




Um comentário:

Unknown disse...

sabe que adoro iogurte!!! Não pode faltar em casa. Mas é legal saber que não pode comer com exagero, tem vezes que dá vontade de comer e comer. Meu filho ainda não gosta, mesmo aqueles danoninhos, não come, então, vamos dar tempo ao tempo!

Bjokas