domingo, 17 de janeiro de 2010

DIETA DE CARNAVAL

Por Isabelle Lindote
isabelle@bemleve.com.br

Se divertir é sempre bom, principalmente quando se tem um feriadão como o do Carnaval. O problema é esquecer as regras básicas de alimentação e comprometer a saúde bem no meio da folia. Por isso, conversamos com as nutricionistas Raquel Maia Chaves e Thais Siqueira de Moraes, sócias da Dhamma Consultoria, em busca de dicas para curtir tudo de forma saudável e feliz.

1) O que não deve entrar no cardápio antes e durante o Carnaval?
Deve-se evitar o álcool, pois além de causar danos à saúde, as bebidas alcoólicas são bastante calóricas e prejudicam a sua dieta. Por exemplo: 1 lata de cerveja (350ml) tem 147 calorias enquanto uma dose de uísque (50 ml) tem 120 calorias e um copo de caipirinha (200ml) tem aproximadamente 250 kcal. Deve-se evitar alimentos ricos em gordura, pois além de serem hipercalóricos, normalmente são preparações pesadas, de difícil digestão, e não fornecem o tipo de energia usada pelo corpo para agüentar o pique do carnaval.

2) E quais alimentos não podem faltar?
Frutas e verduras. Eles fornecem vitaminas e minerais essenciais para a saúde da pele, cabelos, auxiliam no funcionamento do intestino, são pouco calóricos e ajudam a manter a forma. Água é mais do que importante. Manter-se hidratado é essencial para o organismo, principalmente no verão e no carnaval, em que o ritmo é bastante acelerado. Carboidratos para garantir a energia para conseguir agüentar as longas horas de farra.

3) Caso alguém caia na folia e sinta tontura ou enjôo, como proceder? Pode ser falta de comida ou bebida?
Sempre que surgirem sintomas como tontura, enjôos ou outros sintomas, devemos procurar orientação médica para o melhor tratamento. Mas podemos evitar esses sintomas quando não estão associados à alguma doença que necessite de tratamento especial. As tonturas e enjôos são sintomas comuns de hipoglicemia, ou seja, pouco açúcar no sangue, e de excesso de bebida. Para que isso não aconteça é preciso seguir algumas orientações:

Não fique mais do que quatro horas sem se alimentar. O ideal é tomar café da manhã, almoçar e jantar, e nos intervalos dessas refeições consumir frutas, sucos naturais ou barrinhas de cereais. Se for tomar bebidas alcoólicas, consuma com moderação. Mantenha-se hidratado, abuse de água fresca ou água de coco.

Quando esses sintomas aparecerem, vá para algum lugar fresco, sente-se, beba água, coma uma bala, uma fruta, ou algum alimento que esteja disponível no momento, de preferência sem gordura e mas rico em açúcar – que é a fonte de energia mais rápida para o organismo.

4) Quem abusar de bebida alcoólica no meio do feriado, como pode contornar a situação e curtir o resto da folia?
É importante se alimentar antes de beber. Beber em jejum pode causar desconforto, enjôo, tontura, entre outros sintomas e situações desagradáveis como náuseas, vômitos e dores de cabeça. Para quem abusar de bebida alcoólica, tomar soro caseiro é uma forma de tentar contornar a situação para curtir o resto do feriado. Auxilia na hidratação e fornece açúcar de fácil absorção para recuperar as energias. É fácil de preparar e o ideal é tomar pelo menos1 litro.
Além do soro caseiro é preciso se alimentar bem, com comidas leves como saladas, carnes brancas grelhadas, grãos integrais e frutas, e nunca se esquecer da hidratação, água é fundamental para o bom funcionamento do corpo como um todo.

Receita de Soro Caseiro:
- 1 copo de água filtrada ou fervida;
- 1 colher de chá de sal;
- 3 colheres de chá de açúcar.

5) Exemplos de lanches leves para comer antes e depois de pular o Carnaval:
O ideal é fazer as três principais refeições (café, almoço e jantar) e os lanches leves nos intervalos. Então abaixo estão algumas dicas de refeições leves para um dia todo de carnaval. Programe-se de acordo com o horário das suas festas.

Café da manhã
- Sanduíche de pão de forma integral com queijo minas e peito de peru defumado + 1 copo de suco natural de melancia;
- Salada de frutas com iogurte natural desnatado + 2 torradas integrais com requeijão light + 1 copo de suco natural de laranja;
- Vitamina de leite desnatado, banana, maçã e aveia + 3 biscoitos de água e sal com queijo minas.

Almoço ou Jantar
- Macarrão ao sugo + bife grelhado+ salada de agrião, cebola e tomate;
- Batata assada + peixe grelhado+ legumes cozidos;
- Arroz integral + Frango + salada de cenoura ralada, palmito e alface.

Lanches dos intervalos
- Barra de cereal;
- Frutas frescas;
- Sucos naturais.

Fonte: http://bemleve.bolsademulher.com/dieta/dieta-de-carnaval/17

2 comentários:

Janine França disse...

ai eu não faço dieta, só se fora para ficar mais cheinha...mas ága e barra de ceral fofis é super necessário nesse verão.

xero grande

www.biologadesalto.blogspot.com

Pinduricalhos by Flávia Scheffer disse...

obrigada por divulgar...já estou te seguindo , amei as dicas de comida... além de tudo precisamos cuidar do que comemos...
beijinhos