domingo, 17 de janeiro de 2010

Salada de pêra e agrião com tempero asiático

Carnaval está chegando e aqui vai uma salada para os foliões.

Ingredientes
Para a salada: 2 pêras de tamanho médio, maduras, porém firmes; 3 xícaras de folhas de agrião, conservando os brotos com seus talos; 1 xícara de cenoura ralada. Para o tempero: 1 pedaço de gengibre fresco, descascado, de aproximadamente 2 cm de comprimento e picado grosseiramente; 2 colheres de sopa de amendoins torrados, sem a pele; 3 colheres de sopa de óleo de gergelim (sem ser torrado); 1/4 de xícara de vinagre de arroz; 1 colher de sopa cheia de açúcar; 1 colher de café de pimenta vermelha fresca picada; sal que baste. Para a apresentação: amendoim torrado sem a pele e fatias de pêra com a casca.
Maneira de fazer
Tempero: ponha todos os ingredientes do tempero no copo do liquidificador, com 2 colheres de sopa de água, menos a pimenta e o sal. Deixe funcionando até ficar uma mistura mais homogênea e começar a espumar. Prove o sal e acrescente a pimenta vermelha picada, sem voltar a bater. Esse tempero poderá ser feito com antecedência e conservado tampado na geladeira.
Salada: descasque as pêras, retire a parte central das sementes e corte em gomos finos, com meio centímetro de espessura. Em cada um dos quatro pratos, coloque embaixo o agrião (temperado com uma parte do molho), depois a cenoura ralada e por cima as fatias de pêra, com mais um pouco de molho.
Decore com amendoins por cima e 2 ou 3 gomos de pêra com a casca em volta.
Nota: A apresentação da salada ficará mais bonita se você utilizar um aro e montar as camadas de agrião e cenoura e as fatias de pêra por cima, como numa torta.
Rendimento: 4 pessoas

Fonte: http://www.parana-online.com.br

Nenhum comentário: