segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Mousse de Framboesas

Receita nº 01

Ingredientes:
500 gr de framboesas
125 gr de açúcar
4 claras
Modo de Preparo:
As framboesas devem ser maduras e sãs. Leve-as para a máquina de processar. Bata as claras em neve, e depois misture o açúcar. Acrescente as framboesas esmagadas, misture bem delicadamente. Coloque em taças e decore com framboesas inteiras. Sirva fresco.


Receita nº 02

Ingredientes:
6 folhas de gelatina branca
800 g de framboesas frescas
1 lata de leite condensado
3 claras à temperatura ambiente.
Modo de Preparo:
Corte as folhas de gelatina em pedaços e ponha de molho em água fria durante 20 minutos. Escorra-a entre os dedos e dissolva em 2 colheres (sopa) de água quente. Limpe as framboesas, passe rapidamente por água dentro de um passador e escorra sobre um pano dobrado. No liquidificador bata o leite condensado com 600 g de framboesas. Junte a gelatina e misture até esta ficar bem incorporada. Fora do liquidificador, adicione as claras batidas em castelo firme, misturando-as gradual e delicadamente, sem bater. Divida o doce por taças individuais e guarde no frigorífico durante pelo menos 2 horas. Decore com as restantes framboesas e sirva.
Nota: - Se lhe sobrar um pouco de mousse, utilize-a para rechear uma torta.


Receita nº 03

Ingredientes:
100 g de framboesas frescas
1 lata de leite condensado
raspa de 1 limão
5 dl de natas
5 folhas de gelatina
Modo de Preparo:
Coloque as framboesas numa tigela. Junte o leite condensado e a raspa do limão e misture bem com a vara de arames. Á parte, bata as natas bem fias. Entretanto coloque as folhas de gelatina a demolhar por dois minutos em agua fria. Escorra-as e leve-as ao lume em banho-maria até derreter na totalidade. Incorpore as natas batidas e a gelatina derretida na mistura das framboesas. Verta o creme para taças e leve ao frio até servir. Decore a gosto, framboesas e folhas de hortelã, ou doce de framboesas e folhas de hortelã.

Nenhum comentário: