sexta-feira, 11 de agosto de 2006

Algumas regras de Etiqueta e Boas Maneiras

Boas Maneiras
Boas Maneiras, é
a essência da boa educação. Um bom relacionamento depende, e muito, do nosso comportamento social. Há uma gama imensa de normas a seguir:
- Devemos
ser corteses em sociedade e no lar.
- Há fórmulas de cumprimentar e conviver.
- Não queremo
s ser amigos de todos, guardamos este sentimento para aqueles que temos afinidades.
- Ser franco demais é errado.

- A franqueza é a maneira mais fácil e certa de ser desagradável.
- Guardamos a franqueza para os íntimos, mas
espere que a pessoa lhe peça opiniões sinceras.
A cortesia causa prazer e não nos compromete, mas não devemos exagerar. Quando se é cortês e amável a nossa presença só causará prazer.
Etiqueta
Etiqueta e Boas Maneiras, marcham juntos para alcançar a mesma finalidade. Seja no lar, em sociedade ou no ambiente de trabalho, necessitamos das duas, para o nosso sucesso pessoal. Qualquer convite para refeição, começa na escolha dos convidados. Se desejamos um jantar de meia cerimônia, o número ideal para que seja bem servido, é de "oito pessoas". Um bom garçom, ou mesmo empregada bem treinada, serve sozinho inclusive o vinho, que também deve ser levado em conta. Duas garrafas, uma de vinho tinto e outra de vinho branco, são suficientes, ou somente champanha
- Havendo
um ou dois convidados que não seja da mesma roda, convém à anfitriã estar bem atenta, à que a conversa não se situe em assuntos domésticos.
- Falar suficiente e na hora oportuna, é o segredo do bom convidado e os anfitriões devem velar por isso, dirigindo-se ao convidado mais tímido ou mais cerimonioso estimulando-o a tomar parte na conversa.
Convidados

Ninguém deve sentar sem a dona de
casa indicar os lugares. Primeiro sentam-se as senhoras e só depois os homens. Cada convidado, consoante o seu estatuto ou familiaridade senta-se num determinado lugar. Os donos da casa sentam-se nas cabeceiras da mesa. Os convidados mais importantes devem sentar-se um do lado direito e outro do esquerdo. Homens e mulheres devem estar em lugares alternados. Os casais devem estar separados, a não ser que estejam noivos. Os mais velhos têm preferência na distribuição dos lugares.
Mesa São numerosos os problemas do arranjo da mesa, para um jantar ou almoço. - Para o almoço, a toalha pode ser do tipo das toalhinhas individuais. (Serviço americano) uma para cada convidado. - Nos jantares, é sempre a toalha grande. Deve exceder o tamanho da mesa mais ou menos de trinta a quarenta centímetros de lado e nas pontas, nem mais nem menos. É exatamente a toalha, com os talheres, com as louças, os cristais, que marca a categoria dos anfitriões. - A disposição dos talheres, pratos e copos, obedecem a normas praticamente invariáveis que não dependem do grau de cerimônia da refeição.
Ordem de colocação
- Um prato grande e raso, para cada convidado. "Prato Base"
- A faca do lado direito, o fio
voltado para o prato.
- A colher a direita da faca, com a parte côncava para cima.

- O garfo fica do lado esquerdo do prato, com os dentes para cima.
- Quando há
mais talheres, eles devem ficar na mesma disposição: (facas e colheres a direita) - (garfos à esquerda) na ordem em que serão utilizados, de (fora para dentro). É correto também, quando há garçons bem treinados e em número suficiente (um para oito convidados) é o ideal, que os talheres sejam colocados à mesa à medida que será servida as peças das refeições. Ex: o talher de peixe virá com o prato de peixe e assim sucessivamente. "Na província da França onde impera a etiqueta, só servem desta forma". Tem a vantagem de evitar gafes e melhora a disposição de mesa.
- O comensal retira o talher do prato e coloca na ordem certa.
- O centro da
mesa revela o bom gosto da anfitriã. Enfeites com flores e velas, frutas tropicais dão sempre colorido e harmonia à mesa.
- Para o almoço não use usa velas ou candelabros.

- Quando se trata de aves, carnes, quem deve ser trinchadas, o certo é que venham da copa já trinchadas.
- Quando acontecer cair um guardanapo ou talher o servidor deve discretamente apanhá-lo, buscar outra peça na copa e entregar discretamente ao comensal.
Servir vinhos

Quando servir uma garrafa de vinho nunca toqu
e com a garrafa no copo e não encha mais do que um terço ou metade do copo. Servem-se sempre, como todas as bebidas, pelo lado direito da pessoa que vai beber. Se a garrafa for aberta à frente dos convidados, o dono da casa deve ser o primeiro a provar, verificando assim se o vinho está em condições de ser bebido.
Nem todos os vinhos devem ser servidos com a mesma temperatura e em caso nenhum, com pedaços de gelo dentro dos copos."Branco-Sêco" - São servidos frescos, mas não inteiramente gelados, é melhor a uma temperatura que varia de "15" a "10" graus."Branco-Suave" - Devem ser mais gelados e servidos numa temperatura de no máximo "4" graus."Champanha e Vinho Espumante" - São servidos gelados, em balde com gelo picado a volta e nunca em geladeira.
Obs.: Todos os Vinhos a ser gelados ou de preferência refrescados, devem ser colocados em baldes de gelo.
Ordem de serviço dos vinhos
Os vinhos devem ter uma ordem correta de ser servidos: o seco antes do doce, o novo antes do velho e o branco antes do tinto.
Os vinhos devem ser, pois, cada vez mais uma surpresa, uma vez
que o último vinho a ser servido deve ser o melhor, numa ordem que vá do bom ao excelente, do leve ao encorpado, do simples ao subtil. Algumas recomendações como veremos a seguir:
Os Vinhos Tintos, mas leves, devem acompanhar os primeiros pratos de carnes com molhos, massas, legumes e aves. São servidos a temperatura natural da sala.
Os Tintos Velhos, que são servidos com os assados, pouco mais quente.
Os Vinhos Tintos Secos, são servidos frescos.
Alguns tipos de Vinhos raros, leve e suave, levemente espumante, frisante e doce, são servidos a temperatura de adega. Frescos mas não gelados. Para se conseguir que um Vinho fique com a temperatura da sala em que vai ser servido, é aconselhável retirar a rolha, apoiá-la sobre o gargalo a fim de que não se perca o perfume (Buquêt) do Vinho, deixando a garrafa durante "quatro a cinco" horas na sala. Não é aconselhável colocar a garrafa do Vinho em água morna, não é aprovado pelos entendidos no assunto.
Vinhos Velhos e famosos, devem ser servidos em suas garrafas originais. "Decantar", é passar o vinho de uma garrafa para outra. "Rosê Suave", serve para qualquer tipo de carne, ave ou peixe.

Vinhos Brancos secos e suave, indicados para servir gelados com pratos de peixe, crustáceos, etc...
Vinhos do Tipo Reno, secos, brancos e de coloração mais acentuada, próprios para serem servidos com pratos de peixe.
Vinhos do Tipo Clarete e outros, tintos, secos ou suave, próprios para serem servidos com aves e carnes diversas.
Vinhos tintos de Uvas Bonarda-Cabernet, etc, próprios para serem servidos com assados, principalmente os Vinhos envelhecidos.
Vinhos Frisantes, espumantes", saborosos e adocicados, próprios para sobremesa e também para certos pratos de peixes e carnes.
Obs.: Servem-se primeiro os vinhos de menor teor alcoólico, depois os mais fortes, terminando com os licores ou Champanha.

Colocação de Pratos e Talheres
Aperitivo
-
O guardanapo deve ser colocado sobre o prato, ou à esquerda dos garfos. Se o aperitivo ou coquetel for de frutas, de mamão ou melão, substitua o garfo para ostras por uma colherinha de café. Os copos permanecem todos durante o correr do jantar.
Sopa
-
Remove-se o aperitivo e coloca-se o prato de sopa sobre o prato de serviço. Quando se retirar o prato de sopa e seu talher, retira-se também o prato raso de serviço

Peixe ou entrée (entrada) - Coloca-se o prato de entrada em lugar do prato de serviço. No inverno aqueça o prato. Use a faca e o garfo da margem externa
Assado -
O prato de jantar substitui o da entrada, ou seja, é colocado no seu lugar, sendo, depois, removido com o respectivo talher, que já foi então usado.
Salada
- O prato e os talheres da salada devem ser menores que os de carne. O prato deve vir frio
Sobremesa
- Removem-se todos os pratos e talheres, permanecendo apenas os copos. As migalhas devem ser removidas da mesa. Depois se colocam o prato e o talher da sobremesa.
Café
- Quando o café é servido fora da mesa, a xícara com seu guardanapo deve vir no prato de sobremesa, devendo o conviva retirar ambos quando a sobremesa for servida. Quando servido à mesa, colocam-se xícaras e pires depois que a sobremesa for servida. O café deve ser servido quente e feito na hora. Café requentado é um péssimo remate para a refeição

COMO SERVIR UM ALMOÇO
- O serviço de almoço é muito mais simples que o serviço de jantar. Deve ser disposto na seguinte ordem:1) Entrada
; 2) Prato principal; 3) Segundo prato; 4) Sobremesa; 5) Frutas; 6) Café


Nenhum comentário: